terça-feira, 29 de julho de 2008

Remuneração em testes de usabilidade

Hoje vou falar um pouco sobre remuneração para testes de usabilidade.
Recentemente ví um tópico interesante em uma lista de discussão sobre qual o valor que deve ser pago, se deve ser pago alguma coisa e se existe uma tabela para isso.
Bom, vou começar pela última dúvida. Pelo que eu saiba não existe uma tabela, até porque a gratificação irá variar de acordo com o cliente. Não adianta oferecer R$50,00 para um médico cuja consulta vale R$300,00. Ou seja para este perfil não vale dinheiro e sim alguma outra gratificação.
Já conversei com diversos recrutadores e todos julgam importante existir uma gratificação pela participação mas se deve ser dinheiro ou outra coisa depende.
Existe também a preocupação com a política de empresa e o perfil entrevistado.
Por exemplo, ano passado realizei um teste de usabilidade para um site com produtos infantis, para crianças de de 6 a 12 anos.
A gratificação em dinheiro era para os pais (pois eles que levavam as crianças) e a criança que era realmente o 'objeto' dos nossos estudos recebia um brinde, pois a empresa proibiu de entregarmos dinheiro para crinças para evitar problemas judiciais.
Ou seja,se não pode ser dinheiro ou não há verba para isso. Use a criatividade.

3 comentários:

Bruno Gabriel disse...

Esse fator influencia bastante na qualidade das respostas.

Bruno Gabriel disse...

Aliás, só pra constar. Um amigo meu participou de uma versão teste de um programa do SBT (acho que é aquele que você tem que escolher cartas até chegar em 7 e meio). Os caras pagaram 100 reais, mais almoço, mais brindes, mais uma palavrinha com o seu Silvio (ôooeee).

Isso porque ficaram lá ajustando iluminação, câmeras, posicionamento... Para uma pessoa participar disso com boa vontade, só recebendo mesmo!

Eduardo Loureiro disse...

Olá Alexandre, tudo bem? Cheguei aqui pelo link que você deixou na lista de AI, gostei do seu blog.

A questão de remuneração em testes no Brasil é uma coisa muito complicada. Existe uma lei que proíbe a remuneração para quaisquer tipos de pesquisas que envolvam seres humanos: http://www.sbhh.com.br/pdf/etica/PesqSeresHumanos.pdf

Mas é claro que não é justo recrutar as pessoas e não recompensa-las de alguma forma pela contribuição que deram, dessa forma, brindes é uma ótima alternativa.

Aqui na empresa onde trabalho (mapadigital.net), temos o costume de dar jantares em restaurantes, vinhos etc e funciona bastante.

Abraço,