Como nos últimos 4 anos venho preparando e moderando testes de usabilidade para os mais diversos segmentos aceitei o desafio de montar material para o curso sendo que pelo menos 2 horas serão dedicadas somente a moderação em usabilidade.
Não vou colocar tudo aqui pois faz parte de um curso e também seriam necessários muitos posts por que são mais de 20 páginasde texto e todo um tempo de estudo neste material para transformá-lo em apresentação.
Mas se você tem interesse em se tornar um moderador de testes de usabilidade segue algumas dicas :
Para se tornar um bom moderador é necessário algumas coisas :
1. Entender o básico de testes de usabilidade
2. Saber interagir com os participantes
3. Habilidade de estabelecer e manter um canal de comunicação com o entrevistado
4. Facilidade para aprendizado
5. Excelente memória
6. Ser bom ouvinte
7. Ser flexível e se adaptar a novas situações
8. Capaz de se concentrar e prestar atenção por longos períodos
9. Muita prática
1 - Entender o básico de testes de usabilidade
- O propósito do teste que você está moderando. Isto irá determinar como e quanto interagir com um participante.
- Como um teste de usabilidade se difere de outros métodos de inspeção. O objetivo aqui é extrair informações válidas de uma pequena amostra de usuários típicos e deixar o usuário falar.
- Como um teste é planejado : Cada tarefa tem um objetivo e a ordem com que muitas tarefas são executadas podem ser importantes para a validação do teste, e para entender um conceito por trás de uma interface.
- Quando e como dados estão sendo coletados (métricas).
2 - Saber interagir com os participantes
- Cumprimentar quando ele chega
- Fazer uma introdução sobre o teste
- Guia-los conforme realizam as tarefas
- Interagir no pós teste (debrifieng)
- Agradece-los pela participação e entregar a gratificação.
3 - Habilidade de estabelecer e manter um canal de comunicação com o entrevistado
- Algumas pessoas tem facilidade em se comunicar com outras pessoas, enquanto outros não tem essa característica.
- Para estes estabelecer um canal de comunicação com os entrevistados pode ser uma tarefa que exige mais empenho.
4 - Facilidade de aprendizado
- Um bom moderador não precisa ser especialista no sistema/site que está sendo testado.
- Precisa ser capaz de aprender e absorver novos conceitos e integrar esta informações a sua linha de raciocínio e vocabulário se necessário
- Entender as questões que estão envolta do sistema/site para que possa compreender as ações e reações dos participantes durante uma entrevitsta.
- Aprender rápido ajuda a fazer as perguntas certas na hora certa durante uma pesquisa em usabilidade.
5 - Excelente memória
- O moderador é responsável pela maioria das atividades durante um teste de usabilidade
- Controla hardware, software, outros periféricos, roteiro de tarefas, material de apoio, possíveis métricas no roteiro, tempo da sessão, perguntas inclusas na última hora, alterações de roteiro, observa o usuário, conhece os caminhos para a realização das tarefas, faz anotações durante a entrevista, ajuda a escrever o relatório final.
6 - Ser bom ouvinte
- Ser capaz de passar a maior parte do tempo ouvindo
- Perceber alterações na voz ou na entonação podem indicar confusão, irritação.
7- Ser flexível e se adaptar a novas situações
- Saber conduzir o entrevistado evitando dar respostas
- Contornar situações que não estavam previstas em roteiro
- Improvisar se necessário
- Reformular perguntas previstas em roteiro mas que não estão claras para algum entrevistado.
8 - Capaz de se concentrar e prestar atenção por longos períodos
- Acredite, um teste de usabilidade pode ser muito chato!
- Testes de usabilidade podem ter 4 ou 90 entrevistas
- Gestos, perguntas e respostas são repetidas diversas vezes por dia.
- Por vários dias
9 - Muita prática.
- Uma vez que se saiba o básico, tempo e experiência trarão confiança para lidar com quase todas as situações com calma e eficiência.
Sabendo o básico e tendo consciência da importância de cada uma destas etapas, está dado p rimeiro passo para se tornar um bom moderador em testes de usabilidade.