terça-feira, 1 de julho de 2008

Projeto para ATM

Atualmente estou trabalhando em um projeto para caixa eletrônico. Óbvio por sigilo de trabalho não posso revelar o nome do banco . Já participei de outros 2 projetos desta natureza e é um teste muito curioso, pois tem as suas peculiaridades.
Tive a oportunidade nos últimos 2 anos de participar de alguns testes de usabilidade para caixas eletrônicos.
Gostaria de compartilhar algumas peculiaridades deste tipo de teste.

Em primeiro lugar a dificuldade de se testar uma caixa eletrônico. Em 2 oportunidades os testes ocorreram dentro de uma sala de espelho comum. Para que o teste fosse realizado foi necesspario uma vistoria em diversas salas em são Paulo, pois era necessário validar algumas informações.
1 - Era necessário que fosse uma casa térrea, pois o peso de aproximadamente 800kg se tornaria impossível de subir por escada ou elevadores comuns.
2 - O piso da casa não podia ser de ladrilho, pois o peso com certeza iria danificar a estrutura do piso.
3 - Fui juntamente com um engenheiro do banco, verificar as condições de energia e telefonia do estabelecimento, pois como o caixa em um primeiro teste estava em produção, era necessário ter acesso a internet e sistema de energia compatíveis com o caixa eletrônico.
4 - Existe toda a logísitica do transporte de instalação de um caixa eletrônico.
5 - Para o teste foi alocado um segurança na região durante todo o período noturno, em reunião com o contratante chegamos a conclusão que todos nós dormiríamos mais tranquilos se houvesse um segurança na região. O custo e um equipamento destes (sem dinheiro) chega facilmente a 1 milhão de reais!
6 -Prepar a sala especialmente para o teste, pois a câmera convencional não filmaria no usuário interagindo com o equipamento. Foi necessário um certo malabarismo para conseguir posicionar uma câmera em uma posição de fácil observação para as pessoas atrás do espelho. O equipamento fazia o processo normal, trasmitia a imagem para uma televisão que estava na sala de observação.
7 - E o mais importante de tudo! Ter certeza que o caixa eletrônico passava na porta! Este foi um grande desafio, pois a maioria das salas de espelho não está adaptada para este tipo de teste. Algumas possuem o batente elevado para vedar o som, mas erguer um equipamente de quase 1t não é a coisa mais simples do mundo. E também a questão do tamanho do equipamento em relação as dimensões da porta. O equipamento que utilizamos possuia aproximadamente 78cm, o que dava uma margem mínima no hora de passar o caixa pela porta.
8 - Posicionar o caixa dentro da sala. Um vez que ele estivesse no lugar, nem uma tempestade poderia remove-lo dali.

O teste em si tem várias peculiaridades. Mas isso eu irei descrever em um próximo post.

Nenhum comentário: