terça-feira, 16 de março de 2010

Quantidade de entrevistas em testes de usabildiade

Sempre surge esta pergunta quando um teste de usabilidade é definido e chega a hora de decidir quantos participantes devem compor o público alvo do site.
Já muitas pessoas fazendo interpretação errada da quantidade de participantes que devem compor um quadro mínimo de entrevistas.
O erro mais comum é achar que de 3 a 6 participantes é o suficiente sem levar em consideração algumas premissas básicas :

Quais são os perfis de acesso do site?

  • O primeiro fator é a escolha adequada do público alvo do site. Ele precisa ser bem definido e bem representado. O desafio é entender quais as diferenças de acesso entre os públicos para que se possa chegar o mais próximo possível do perfil ou dos perfis corretos.
  • Quando falamos de 3 a 6 participantes isso significa esta quantidade por público alvo do estudo em questão, ou seja, se o site tem 3 perfis distintos de acesso, sua amostra mínima deve ser 3 a 6 particpantes para cada público do site sendo então sua amostra total do teste entre 9 e 18 participantes.
Qual o tamanho do estudo?
  • O tamanho do estudo também influencia na quantidade de entrevistas. Testes de usabilidade costumam durar entre 1 hora e 1 hora e meia, estudos mostram que depois deste tempo de teste muitas pessoas sofrem estress e tendem a desviar atenção, começam a ficar irriquietas e as respostas se tornam vagas e menos objetivas. Por isso, se o teste tiver muitas tarefas a serem realizadas é necessário dividir entre os perfis para que se tenha uma amostra adequada.

ALguns estudiosos acreditam que a maioria dos problemas de usabildiade, em torno de 80% serão observados nas primeiras 5 entrevistas (Lewis,1994; Nielsen & Landauer,1993; Virzi,1992), mas nem todos acham que esta é a quantidade ideal de entrevistas.

Nossa experiência mostra que 5 participantes por perfil de usuário do site é o sufuciente para cobrir a maioria dos problemas de usabilidade de um site.

...... continua

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